Programa Recicle Bem, faça o bem é lançado
Na quinta-feira, dia 25, aconteceu a abertura do programa Recicle Bem, Faça o Bem nas escolas. Na oportunidade foi explicado o objetivo do programa e como ele irá impactar a vida de todos.
O Recicle Bem, Faça o Bem é um programa pioneiro de reciclagem correta destinado às instituições de ensino, fornecendo o ciclo completo da cadeia de reciclagem, que tem como principal objetivo desenvolver projetos educacionais ligados a área de sustentabilidade e educação ambiental, onde visa conscientizar e estimular a reciclagem e separação correta do lixo gerando uma espécie de “troca”.
Outro ponto importante abordado pelo projeto é a responsabilidade social de crianças, adolescentes e comunidade escolar para com o meio ambiente sustentável, estimulando o processo de reciclagem e separação correta de embalagens que antes virariam lixo, criando uma cultura socioambiental correta nas escolas e sendo um instrumento de conscientização a partir dos alunos.
Ao participar do programa o Aluno recebe um uniforme que contém 6 peças (calça, bermuda, camiseta curta e de manga longa, jaqueta e um calçado), Kit de uniforme sustentável, produzido com materiais que respeitam o meio ambiente e materiais reciclados por eles próprios. A meta para que o Programa tenha seu processo educativo alcançado, é que cada educando junte um mínimo de 1.600 (mil e seiscentas) embalagens por ano letivo, ou 1600 pontos, após essa meta o aluno pode continuar a juntar embalagens, toda a pontuação excedente poderá ser trocada por premiações vinculados aos patrocinadores do programa, a escolha é feita diretamente no aplicativo em uma aba disponível para este recurso,
itens, como estojo, mochilas, fones entre outros estão disponíveis.
O programa consiste ainda em capacitar os alunos através de cartilhas educativas com material teórico de embasamento da temática, além de instruções do descarte correto das embalagens, isso facilitará aos educadores direcionar seu conteúdo. Além de cartilhas também receberão ecobags sustentáveis que serão utilizadas para transportar as embalagens até a escola e outros atrativos.
Com a implantação do Programa, cada escola aderente receberá uma máquina coletora eletrônica, uma espécie de ecoponto, que ao invés de triturar os materiais recicláveis ela os armazena, para que os diferentes componentes não se misturem e facilitem o processo de separação e triagem dos materiais.
De acordo com a Secretária Ana Paula Chielle o programa é uma forma de motivar as crianças a aprenderem mais sobre a educação ambiental, bem como trazer benefícios não só para o meio ambiente, mas para a vida de cada participante.

Fonte:

https://www.facebook.com/100002637393906/posts/pfbid02zbfNwRWoUmvqiqGC6nLK68ziAgMmzEgxw5ANURACTJ8XiNmBAmCnBFDYuGUuC7fLl/

 

 

 

Compartilhar: